loading...

Cooperativismo Mundial

O movimento cooperativista foi consolidado e desenvolvido há bastante tempo no continente europeu a partir das ideias formuladas pelos precursores dos princípios cooperativistas. Muitos deles, pertencentes ao grupo de pensadores conhecidos como socialistas utópicos, contribuíram resgatando  a importância da cooperação nas relações entre os seres humanos e organizações sociais.

 

A primeira cooperativa historicamente organizada aconteceu na pequenina cidade de Rochdale, próxima a Manchester na Inglaterra . Constituída, inicialmente, por um grupo de  apenas 28 trabalhadores braçais, quase todos do ramo têxtil, com recursos muito escassos, inauguraram uma das mais extraordinárias experiências de cooperação e solidariedade, registrada na História, a criação da Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. Com a promulgação da Lei de 1852 a sociedade foi transformada em uma Cooperativa de gêneros de primeira necessidade.

 

O cooperativismo representa um movimento de âmbito universal, tendo como fundamento um corpo de doutrinas e princípios baseados, antes de tudo, na solidariedade entre as pessoas e, evoluindo verticalmente, resulta na união das cooperativas desde o plano local até o internacional. A Aliança Cooperativa Internacional - ACI  é a entidade que reúne cooperativas de quase 90 países, representando aproximadamente 800 milhões de pessoas associadas. Ela é, portanto, a maior organização não governamental no mundo, após a Igreja Católica Romana.

 

Mais...