loading...

Cooperativismo no Brasil

No Brasil a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras representa a maioria das cooperativas nacionais, com representações regionais ou unidades estaduais (OCES) e, mais recentemente, está em pleno desenvolvimento outras organizações ligadas principalmente ao crédito solidário como o Ecosol (sistema de Planejamento de Cooperativas de Crédito da Economia Solidária) e Cresol (Cooperativas de Crédito Rural com Inteiração Solidária).

 

As cooperativas de crédito mútuo estão organizadas em federações estaduais, denominadas centrais. A Coopemesp é filiada ao Sicoob Central Cecresp, que juntamente às demais centrais constituem a Confederação denominada SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.

 

O SICOOB surgiu da necessidade das cooperativas de crédito se unirem com o objetivo comum de oferecer produtos e serviços bancários em melhores condições que as disponíveis pelo mercado financeiro tradicional, proporcionar melhores resultados financeiros e operar com maior segurança para os cooperados, em bases sólidas e democráticas.

 

Estão integradas à Confederação Sicoob Brasil 15 cooperativas centrais e 738 cooperativas de crédito singulares, sendo que muitas delas operam com o Bancoob – Banco Cooperativo do Brasil S.A. cuja abrangência ocorre em  20 unidades da Federação brasileira. Os produtos e serviços são oferecidos pelas cooperativas em 1.501 pontos de atendimento (738 cooperativas e 763 postos de atendimento), que beneficiam mais de 1 milhão de cooperados, com eficiência, segurança e credibilidade, demonstrando constituir-se um Sistema forte.